sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cadá e Sílvio Barreira buscam apoio para projetos na área tecnológica em Icapuí

Cadá, Dedé e Sílvio Barreira em reunião na ALEC
O prefeito em exercício de Icapuí, vereador Manoel Jeová da Silva, o Cadá (PSD) e o secretário de Ciência e Tecnologia (Secitec) do município, Sílvio Barreira, estiveram na tarde desta sexta-feira, 21/10, no gabinete do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), na Assembleia Legislativa.

Cadá e Sílvio Barreira pediram apoio do deputado para projetos nas áreas de internet e inclusão digital e construção de um parque tecnológico em Icapuí. Na ocasião, Dedé se comprometeu a entrar com emendas no Programa de Cooperação Federativa (PCF) do Governo do Estado para apoiar as iniciativas. “Icapuí precisa dar esse passo importante para incluir a maior parte da sua população, principalmente a juventude, definitivamente na era digital. Vamos fazer de tudo para tirar a cidade de mais esse atraso a que tem sido submetida”, afirmou o deputado.

O projeto Cidade Digital prevê a criação de softwares para as áreas de Saúde, Segurança e Educação do Município (Governo Eletrônico). A outra iniciativa, Internet Para Todos, objetiva a disponibilização de internet em banda larga nas praias através de quiosques chamados de Lagostas Digitais, além de zonas wi-fi (dispositivos de rede local sem fios) para acesso pelos cidadãos. Os projetos serão apoiados no projeto Cinturão Digital do Governo do Estado.

O Cinturão Digital, atualmente em implantação, é a maior e mais veloz rede pública de banda larga do Brasil, cobrindo 82% da população urbana do Estado até o final de 2011. Serão mais de 2.500 km de fibra ótica de alta velocidade (1 a 2 Gps) conectando escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias e demais órgãos públicos. Levará também telemedicina, educação a distância, TV digital, videoconferência e outros serviços essenciais para o desenvolvimento do Estado e a qualidade de vida dos cearenses.

O outro projeto tratado pelo secretário Sílvio Barreira e pelo prefeito Cadá na Assembleia é a construção do Parque Tecnológico de Icapuí. O parque será erguido na comunidade do Belém, às margens da CE-261, e inclui a incubação de empresa com mini distrito industrial setorial. “O deputado Dedé será o articulador junto à Petrobras com relação ao financiamento e ao Grupo J. Macedo para a cessão da área para a construção”, explica o secretário.

“Esses são os tipos de projetos que necessitam do comprometimento de qualquer que seja o gestor, pois diz respeito diretamente ao futuro da nossa juventude. Por isso viemos a Fortaleza buscar o apoio de todas as pessoas que se preocupam de verdade com Icapuí, e o deputado Dedé Teixeira é uma delas”, colocou o prefeito Cadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário